informativos

10 Dicas para Economizar Combustível

10 Dicas para Economizar Combustível

Confira as Dicas para Economizar Combustível em Tempos de Crise:


1- Pneus na calibragem certa

A calibragem errada influencia diretamente no consumo do carro – a maioria das pessoas nem imaginam, mas eles podem ser responsáveis por até 20% do gasto de combustível.
A dica é pegar o manual do proprietário e seguir direitinho as indicações para pneus dianteiros e traseiros (sim, a calibragem é diferente) e para carro carregado ou leve – e isso a cada 15 dias, no máximo.


 2 – Mantenha os pneus alinhados

Já que estamos falando de pneus, o alinhamento também é fundamental para a economia. Pense em um carrinho de compras velho, daqueles que você tem que gastar energia para mantê-lo em linha reta. Pois é exatamente isso, sendo que no caso do carro ainda há o desgaste desnecessário dos pneus. Verifique o alinhamento a cada 10 mil Km.


 3 – Saiba a hora de trocar para o álcool

Quem tem carro flex pode pular de um para outro combustível, mas para haver economia real é preciso saber a hora certa: só vale a pena se o preço do álcool estiver pelo menos 70% mais barato que a gasolina. Caso contrário não compensa.


4 – Faça a troca correta de marchas

Ninguém troca a marcha olhando o manual, mas dar uma espiada para conferir as velocidades corretas de cada uma pode significar uma boa economia de combustível. Imagine que o consumo aumenta significativamente tanto quando você está em quinta marcha a 50 Km/h quanto de você chegar a 100 Km/h em terceira.


 5 – Teto e carro vazio

Dos racks às bicicletas, passando pelas pranchas de surfe, tudo o que vai sobre o teto aumenta o consumo por causa da resistência do vento, perdendo em aerodinâmica. Da mesma forma, o peso também influencia o consumo, claro, já que o motor tem que fazer mais força para levar um carro pesado.
Então nada de bolsas, sapatos e mochilas nos bancos traseiros nem aquele monte de objetos completamente inúteis no porta-malas. A cada 40 Kg o consumo aumenta 2%.


 6 – Fuja dos congestionamentos

Em tempos de internet e satélite fica mais fácil traçar a melhor rota. Claro que nem sempre é possível, é verdade, mas sempre que puder tente rotas alternativas procurando o transito com melhor fluidez. Mais vale pegar um caminho mais longo a uma velocidade constante do que ficar no anda e para em marcha lenta.


7 – Prefira gasolina aditivada

Ela, em si, não reduz o consumo, mas como mantém o motor limpo reduzindo o seu desgaste, o desempenho também é melhor, o que significa economia de combustível a médio prazo.


8 – Regule o uso do ar-condicionado

Tem gente que não vive sem ele, afinal, além do conforto da temperatura estável, ele também propicia que os vidros fiquem fechados, melhorando a segurança e reduzindo o barulho exterior. Só que ele, sozinho, pode ser responsável por até 10% do consumo de combustível do carro, então vale a pena reduzir seu uso ao essencial


9 – Verifique as velas

 Dentre os itens de manutenção, são elas as que mais influenciam no gasto de gasolina. Além de trocá-las no tempo regulamentar, sempre que uma estragar todo o jogo deve ser trocado, já que elas é que geram energia na câmara de combustão para dar início à queima do ar com o combustível.


10 – Preste atenção no giro do motor

O consumo aumenta consideravelmente no giro acima de 2,3 mil e abaixo de 2 mil, então procure mantê-lo sempre nessa faixa.

Fonte: https://guiaauto.bemmaisseguro.com/dicas-para-economizar-combustivel/

Clientes Hora Distribuidora
Clientes Hora Distribuidora
Clientes Hora Distribuidora
Clientes Hora Distribuidora
Clientes Hora Distribuidora
Clientes Hora Distribuidora